Passaporte brasileiro: Passo a passo para tirar seu primeiro passaporte!

Passaporte brasileiro: Passo a passo para tirar seu primeiro passaporte!

22 de junho de 2020 1 Por Carolina Magno

Você sonha em viajar para fora do Brasil, mas não tem idéia de como tirar seu passaporte? Vou te ajudar!

Pode parecer complicado, por ser um documento oficial, mas o procedimento é bem simples, bastando apenas você seguir todos os passos direitinho!

Agora vem comigo que vou te explicar exatamente o que você precisará fazer!

Como tirar seu primeiro passaporte

O processo para tirar seu passaporte será realizado em duas etapas: a primeira online, pelo site da Polícia Federal, e a segunda presencial, mediante agendamento para comparecimento a uma unidade da Polícia Federal.

Vamos começar pela etapa online. Você verá que o site é bem intuitivo, e estou aqui para te mostrar como não errar em nada!

Passo 1: primeiro você deve acessar o site informado acima, depois deverá dar ciência para algumas advertências feitas pela Polícia Federal (alerta que você não deve comprar sua passagem antes de receber seu passaporte e para que tome cuidado com assessorias – pessoas/agências que cobram para fazer o serviço).

Passo 2: neste passo, que tem relação com alguns avisos específicos sobre o Coronavírus, você também deverá apenas dar ciência e prosseguir para a próxima página.

Passo 3: agora sim, você irá iniciar a solicitação do seu passaporte! Clique em INICIAR SOLICITAÇÃO…

Passo 4: em seguida aparecerá um aviso para que não perca nenhuma etapa. Leia e clique em continuar.

Passo 5: em seguida aparecerá uma imagem explicativa disponibilizada pela Polícia Federal, para que saiba todas as etapas que você deverá cumprir. As etapas 1, 2, 3, 4 e 6 deverão ser feitas sem sair de casa! Leia e clique em continuar, no lado direito da imagem.

Passo 6: nesse passo você deverá indicar se nas etapas presenciais (5 e 7 da imagem acima) você estará no Brasil ou fora dele. Como este é seu primeiro passaporte, a opção escolhida será “estarei no Brasil”.

Passo 7: agora aparecerão algumas informações sobre a documentação necessária, sobre o formulário que deverá ser preenchido, sobre o pagamento da taxa de R$ 257,25, sobre o agendamento/atendimento para entrega da documentação/impressão digital/foto e sobre o acompanhamento do seu pedido e a entrega do seu passaporte. Leia todas com muita atenção e prossiga clicando em continuar.

Passo 8: após ler com atenção todas as etapas anteriores, clique em continuar agora para saber qual a documentação que você precisará providenciar.

Documentação necessária

A documentação a ser apresentada à Polícia Federal dependerá das características da pessoa que está solicitando o primeiro passaporte (idade, sexo, nacionalidade etc.). Por isso, nessa etapa, serão feitas algumas perguntas que, uma vez respondidas, gerarão uma lista específica de documentos a serem apresentados no dia do atendimento presencial.

Como exemplo, segue abaixo a lista de documentos para uma pessoa com as seguintes especificações: brasileira nata, nunca teve passaporte, nenhuma alteração no nome, maior de 18 anos, possuía entre 18 e 70 anos na última eleição e sexo feminino:

– Documento de identificação que tenha foto (RG, CNH)

– Regularidade eleitoral (se sua situação é regular, não será necessário apresentar nenhum documento comprobatório da regularidade)

ATENÇÃO: Os documentos devem ser apresentados em via original e serão devolvidos após conferência. A segunda via original também será aceita normalmente.

Se houver alguma divergência de dados, outros documentos poderão ser solicitados durante o atendimento. Caso estes não sejam apresentados, o atendimento não será concluído e será necessário agendar novo atendimento.

Depois de te ajudar com a documentação necessária, vamos aos próximos passos:

Passo 9: agora você irá preencher um formulário. Ao final, será gerado um arquivo PDF de 2 páginas: protocolo e boleto. Não precisa imprimir, somente salvar esse arquivo.

Passo 10: a próxima etapa é o pagamento da taxa, que pode ser feito em qualquer Banco, aplicativo ou lotérica. O boleto em si não precisa ser impresso, mas o comprovante de pagamento do boleto deve ser salvo em um arquivo ou impresso, até que receba seu passaporte.

ATENÇÃO: Somente após a compensação bancária, que varia entre 24 a 72 horas úteis, será possível seguir para a etapa seguinte.

Passo 11: feita a compensação bancária do pagamento, neste passo você irá agendar seu atendimento presencial. Fique atento, pois na mesma unidade da Polícia Federal em que você levar seus documentos, será onde você buscará seu passaporte quando ele estiver pronto. Feito o agendamento, compareça ao posto de atendimento no dia e hora escolhidos, de preferência, com antecedência de 15min.

Você poderá fazer tanto um agendamento individual quanto de até 6 solicitantes (agendamento familiar). Nesse último caso, serão fornecidos horários o mais próximos possível, dentro da disponibilidade do posto de atendimento escolhido.

Passo 12: após a fase presencial de entrega dos documentos, coleta das impressões digitais e fotografia digital, você deverá aguardar o prazo informado no atendimento para retirada de seu passaporte pronto.

Normalmente esse prazo é cumprido. Porém, imprevistos na produção ou no transporte da caderneta até o posto de atendimento podem gerar atrasos. Sendo assim, é recomendado que se consulte o andamento da solicitação pelo site da Polícia Federal antes de ir ao posto para retirada do documento, ou então, aguardar o e-mail informando que seu passaporte está disponível para retirada!

Lembrando que a retirada do passaporte é feita somente pessoalmente pelo titular, ainda que menor, e sempre no mesmo posto de atendimento em que foi solicitado.

ATENÇÃO: você terá um prazo de 90 dias para fazer a retirada do seu passaporte. Caso contrário, ele será cancelado e você precisará fazer uma nova solicitação, além de um novo pagamento da taxa.

Espero que tenham gostado desse passo a passo! Nos vemos no nosso próximo post!

Nunca se esqueça de que, antes de qualquer viagem (nacional ou internacional), você deve sempre contratar um bom seguro viagem. E para isso, tenho aqui um ótimo desconto para você contratar o seu! Basta acessar este link: https://bit.ly/seguro-viagem-promo