VIAJAR

Olá, viajantes! Já estamos no mês de dezembro. Esse ano, muito complicado para todos, já chega ao fim. Para a maioria dos viajantes, nessa época do ano, já estaríamos com a próxima viagem toda planejada: os voos agendados, o roteiro pronto, a hospedagem reservada e a ansiedade a milhão! Viajar é sempre a melhor parte das férias!

Aliás, aposto que já estaríamos com a mala aberta no canto do quarto, só esperando para ser arrumada, pouco a pouco, ao longo dos dias que antecedem o embarque.

Mas não o último mês de 2020 não será apenas de lamentações! Nos últimos dias, temos recebido boas notícias sobre o enfrentamento da pandemia. Vários laboratórios estão avançando nas pesquisas e, melhor ainda, vacinas estão sendo aprovadas e governos pelo mundo inteiro já estão iniciando seus planos de vacinação em massa da população.

E surfando essa onda de boas notícias, quando damos aquela olhada em nossas redes sociais, percebemos que muitos brasileiros continuam viajando mundo afora. E o destino da maioria dos viajantes, atualmente, está concentrado em 3 países: México, Emirados Árabes Unidos (Dubai) e Turquia.

Vamos analisar como esses países estão recebendo seus turistas em meio à pandemia. Iremos mostrar que você pode, ainda em 2020, realizar uma viagem internacional, com segurança, para destinos incríveis.

MÉXICO

Percebo que o principal destino dos brasileiros nos últimos meses tem sido o México, principalmente, a capital do país, Cidade do México, e as praias de Cancún e Tulum, no Estado de Quintana Roo.

Mesmo em pleno enfrentamento da pandemia, o México não tem nenhuma restrição de entrada para brasileiros que utilizem a via aérea, mas os viajantes que desembarcam de países afetados pela COVID-19 serão submetidos à triagem médica habitual. Regra geral, o único requisito a ser atendido para a entrada no país será o preenchimento de um questionário de identificação de fator de risco ao viajante (“Cuestionario de identificación de factores de riesgo en viajeros”), que pode ser acessado AQUI.

Essa é uma clara demonstração de que o turismo continua sendo incentivado por parte do governo mexicano. Mas isso não quer dizer que o visitante estará isento de cumprir regras sanitárias básicas. Como em qualquer outro lugar do mundo, atualmente, o viajante deverá estar atendo e respeitar as restrições impostas pelos governos locais.

Você poderá obter maiores informações sobre as regras sanitárias do México clicando AQUI.

DUBAI

Outro destino muito badalado entre os brasileiros, atualmente, é Dubai, que faz parte e é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.

Passageiros que viajam como turistas para Dubai terão sua entrada permitida, desde que apresentem um atestado com resultado negativo no teste de PCR para COVID‑19, realizado em até 96 horas antes da partida. Outros certificados de teste, incluindo testes de anticorpos e kits de teste doméstico, não são aceitos em Dubai.

Lembrem-se que o atestado deverá ser confeccionado em inglês ou árabe. Além disso, deverá ser impresso e apresentado no momento do check‑in. Atestados digitais não são aceitos.

No mais, os passageiros que chegam em Dubai deverão: (1) baixar o aplicativo COVID-19 DXB e registrar seus dados na plataforma digital: (2) preencher um “Formulário de Declaração de Saúde” antes da partida e; (3) ter seguro saúde válido.

ATENÇÃO: se você viajar a Dubai pela Emirates até 31.12.2020, a companhia oferece cobertura gratuita para os custos de saúde e quarentena, caso você seja diagnosticado com COVID‑19 em sua viagem. Confira todas as informações AQUI.

TURQUIA

Por fim, outro destino muito procurado pelos brasileiros atualmente é a Turquia, principalmente, a bela cidade de Istambul. Considerada a quarta maior cidade do mundo, com mais de 15 milhões de habitantes, Istambul é rica em história e cultura, misturando traços da cultura Ocidental e Oriental, inclusive, parte dessa metrópole está estrategicamente localizada no continente europeu, e outra parte no continente asiático.

Com relação à entrada no país, atualmente, a Turquia não possui restrições de viagens em vigência. É permitida a entrada e permanência de todos os viajantes, desde que cumpram as seguintes condições:

  • uso obrigatório de máscara no aeroporto e durante os voos;
  • preencher o formulário de informações do passageiro, cujos detalhes serão informados pela companhia aérea em que você voar para lá;
  • triagem médica na chegada.

OPINIÃO DO COLUNISTA

O ano de 2020 nos mostrou o quanto somos fortes e resilientes. E por mais difícil que possa parecer, há esperança para aqueles que pretendem viajar ainda este ano. Neste post, indiquei para vocês três ótimas opções de países que estão com suas fronteiras abertas e que poderão proporcionar uma inesquecível experiência turística.

Tenho certeza que com uma pesquisa detalhada você irá encontrar passagens e hospedagens que caberão em seu orçamento. Digo isso principalmente se seu destino for México ou Turquia, pois você encontrará boas opções de voos e uma enorme quantidade de formas e locais para sua estadia. Além disso, são países com o custo de vida (e de turismo) reconhecidamente mais em conta do que Dubai (EAU). 

Fica apenas o alerta: para que sua viagem seja incrível e você colecione bons momentos, basta se atentar às regras dos governos locais e obedecer às rotinas sanitárias tradicionais, tais como: checagem de temperatura, sanitização das mãos e uso de máscara.

Por fim, se você pretende viajar ainda esse ano, assim como nós aqui do #EmbarqueDesembarque, recomendo que consulte diariamente os sites de informações sobre restrições de viagens. Os que mais usamos por aqui são:

Outra dica valiosa: você pode consultar os sites das companhias aéreas oficiais de cada país. Ou então, daquela companhia com a qual pretende voar para seu destino.

Por fim, para mais informações sobre destinos no mundo, acessem este LINK!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − dois =